terça-feira, 12 de junho de 2007

A pressa, a calma

"As terras pertencem aos donos, mas a paisagem só é de quem sabe apreciá-la" (Upton Sinclair, escritor americano, 1878-1958)

Sou adepta da velocidade. Eu só andaria de trem-bala, se aqui tivesse um.

O motorista que foi me levar a Camaçari hoje parece que sabia disso. Pé no acelerador e 120 por hora no velocímetro (e ele ia sem cinto!).

Não me incomodo. Nem sinto medo. Saboreava a sensação de avançar sobre a estrada e antecipava a tranqüilidade de chegar a tempo ao meu compromisso.

Até que, por algum motivo, a velocidade diminuiu. Bem na hora em que passávamos diante de uma elevação (morro? montanha? não sei que nome tem aquilo) coberta de verde. Tinha um rebanho pastando e umas árvores de onde caíam cachos de flores amarelas. Fiquei calma meio por encanto e fui forçada a aceitar que, a despeito de toda a minha urbanidade, há algo que me toca nesta paisagem, digamos assim, natural. Um sentimento de fraternidade.

Aprendi: correndo, a gente chega mais rápido. Mas, devagar, a gente aproveita melhor a paisagem.

Nenhum comentário: